Newsletter
 

__
Biografia / Discografia
Nome: Yazoo
Ano: 1982
País: Inglaterra

Depois de se desvincular do Depeche Mode, Vince Clarke, chamado de “mago” dos teclados, junta-se com a cantora Alison Moyet para formar o Yazoo, que nos Estados Unidos ficou conhecida como Yaz.

Andando pelos mesmos locais da cidade e com os mesmos objetivos, foi que felizmente se deu o encontro dos dois para formar a dupla. Tanto Alison como Clarke, eram bem jovens e com apenas seus vinte anos cada um, circulavam no mesmo circuito de bares de pós-punk á procura de companheiros para compor uma banda.

Alison: "Eu tinha até colocado um anúncio no Melody Maker procurando uma banda semi-profissional", ela ri. "Não é alguém que acabara de ter um álbum de enorme sucesso". "Eu queria músicas para serem cantadas com muita emoção. Não sabia como ele iria trabalhar, mas eu queria tentar”.

Vince: "Eu já tinha ouvido Alison e sabia que ela era uma cantora incrível", recorda o tecladista e comp

A primeira canção produzida da dupla foi 'Only You'. Ambos de início não tinham a ambição de fazer planos ou uma projeção de carreira, tudo foi acontecendo muito naturalmente e de certa forma repentinamente.

Vince pegou a demo de “Only You” e levou para o diretor da gravadora Mute, no primeiro instante a impressão para ele é que o diretor não havia gostado, mas pelo contrário, o single foi lançado ainda em 1982 levando a bandas para o segundo lugar nas paradas. Enquanto isso ocorria, Vince e Alison continuaram compondo e gravando outras músicas.

Alison Moyet e Vince Clarke

Alison lembra a liberdade do processo criativo, observando que "nunca houve quaisquer pontos de referência. Não houve amostras, tudo veio de influências que havia vazado sob a pele. Nós não estávamos tentando nos encaixar com o que estava acontecendo na cena musical atual, só queriamos ver os sons que poderíamos fazer. "

"Ninguém sabia realmente o que estava fazendo", diz Vince. "Nós estávamos  aberto a qualquer coisa, era como estar em uma loja de brinquedos, descobrir o que aconteceria se você pressionasse botões diferentes."


Neste ano também  lançam os singles “The Other Side Of Love”, “Situation”, e “Don’t Go”, sendo este último um de seus principais hits e uma das músicas mais tocadas nas pistas do mundo. Tais façanhas renderam-lhe também participação no badalado “Top Of The Pops”.

Em 1982 lançam seu primeiro álbum, "Upstairs At Eric’s", com uma qualidade surpreendente, o que de certo modo muitos já esperavam vindo dos primeiros singles da dupla. O álbum vinha com 11 faixas de um synthpop de primeira.

Os destaques do álbum são: "Goodbye 70’s", "Bad Connection", além das já conhecidas até então, Don’t Go  e Only You.

Sem muita demora, já no ano seguinte lançam mais um álbum, “You And Me Both”, que coincidente ou não, também contava com 11 faixas. As faixas carros-chefes deste álbum são: "Nobody’s Diary" e "Walk Away From Love".

Infelizmente ainda em 83 os dois se separaram, Alyson segue em carreira solo e Vince Clark entraria para a formação da banda, “The Assembly”, ficando 2 anos nesta antes de formar o dueto com Andy Bell para formar o Erasure.

Apesar de ter sido uma trajetória curta do Yazoo, foi de um sucesso primoroso, por isso os dois resolvem se juntar mais uma vez 2008 para uma série de shows na comemoração de 25 anos desde a sua separação. Além dos shows, lançaram um box chamado "In My Room", contendo os dois primeiros álbuns remasterizados, um cd só com B-sides e remixes e um DVD com vídeos promocionais e apresentações da banda.

No ano passado, em 2010, foi a vez de lançarem um cd duplo com suas músicas todas ao vivo com o nome de "Reconnected Live".


Vince: "Executando uma música ao vivo, você se torna em contato com o subconsciente do compositor. Essa é uma compreensão que eu nunca tive de um álbum do Yazoo, porque nunca chegamos a executá-la”.

Esperamos agora que em breve eles venham com novos trabalhos por aí, afinal é uma dupla essencial no mundo do synthpop.

Por: Fernando Martinuzzo - 04/05/2011




Upstairs At Eric's
(1982)


You And Me Both
(1983)