Newsletter
 

_
Biografia / Discografia
Nome: Iris / Forgiven Íris
Ano: 1999
País: E.U.A

Os americanos Reagan Jones e Matt Morris se conheceram na faculdade nos anos 90, influenciados e encantados com a sonoridade do synthpop dos anos 80, espelhando-se principalmente no Depeche Mode, resolvem comprar alguns equipamentos e começam a tocar covers localmente em Austin, no Texas, se apresentendo com o nome de Forgiven Íris.

Reagan dominava os vocais e teclados e Matt teclados e programação. Logo em seguida compuseram a maravilhosa música “Annie, Would I Lie To You”, que inclusive chegou a sair na coletânea Electronic Fields – Na International Electropop Compilation .Já se mostravam que tinham dom para fazer synthpop de qualidade.

Em 1999 os dois resolveram deixar o nome da banda somente como Íris e no mesmo ano lançam seu primeiro álbum, "Disconnect", pelo selo americano especializado em synthpop, A Differente Drum. O álbum contou com 10 faixas, entre elas a "Annie Would I Lie To You". Foi um sucesso logo de início, o que lhes renderam os prêmios de melhor banda e melhor álbum nas concessões americanas do synthpop em 2000.

Com isso a banda começou a fazer vários shows, mas mesmo com o sucesso vindo á tona, Matthew Morris resolveu cuidar de sua vida pessoal e não quis participar da gravação do segundo álbum.

Em 2001, Morris conheceu Andrew Sega através do cantor Joel Willard e disse que Reagan estava procurando alguém para continuar com as produções do Íris. Foi então que Andrew e Reagan começaram a trabalhar juntos, chegaram a produzir algumas faixas de teste. Ambos entraram em uma sintonia tão grande que logo começaram a trabalhar no novo álbum que viria em 2003, o “Awakening”, agora lançado pela Diffusion Records.

No mesmo ano, lançaram um álbum de remixes, o “Reconnect” com suas principais músicas todas remixadas.

Dois anos depois lançaram o álbum “Wrath”, este por sua vez bem diferente do Disconect,  acabou tendo a implementação de guitarras nas composições. Diga-se de passagem, muitas delas em exagero, descaracterizando um pouco o lado synthpop da banda.O single da música "Appetite" que faz parte deste álbum, chegou a ficar em primeiro lugar nas rádios da  Polônia.

Em 2008, Iris lançou seu primeiro CD / DVD combo, “Hydra”. Ele apresentava três faixas inéditas, e excluivos 40 minutos "nos bastidores" tour DVD diário.

Agora em setembro de 2010 eles lançam pela Infacted Records seu mais recente álbum, “Blacklight”.

Mais uma vez a banda toma um rumo pouco diferente de seus álbuns antecessores, mas pelos menos desta vez voltou a ficar mais eletrônico, os teclados sobressaindo-se das guitarras. Mas o maior diferencial dele é que as canções ficaram mais sombrias, com timbres e vocais melódicos,  que por sinal Reagan demonstrou fazer muito bem, lembrando muito De/Vision e Depeche já na fase de Black Celebration

Para quem curte mais este lado do synthpop vai adorar, porém para que esperava ouvir algo mais “alegrinho” como “Endless” e “Loom” do primeiro álbum, vai ter que esperar um outra oportunidade.

Por: Fernando Martinuzzo - 04/02/2011




Disconnect
(1999)


Awakening
(2003)


Reconnect
(2003)


Wrath
(2005)


Hydra
(2008)


Black Light
(2010)